Construa a sua vedação rural: passo a passo

Dada a sua variedade de funções as cercas estão presentes em praticamente todas as zonas rurais. A sua importância é muito visível nas atividades agropecuárias e construção de perímetros de zonas cultivadas.

Para a construção de uma cerca ou vedação é necessário ter em conta a finalidade para a qual se pretende a vedação e o perímetro delineado.

De seguida deve-se ter em conta fatores como as características do terreno, o tamanho da vedação (comprimento e altura) e o orçamento disponível. A partir da definição destes fatores já é possível definir os materiais a utilizar, tendo sempre como plano de fundo a resistência e durabilidade da vedação.

Este tipo de vedações na sua maioria têm como objetivos:

– Delimitar propriedades;

– Isolar áreas cultivadas ou zonas privadas;

– Conter animais em espaços específicos;

– Isolar zonas e pontos perigosos, como poços ou reservas ambientais;

– Fazer a própria segurança do espaço a vedar.

 

  • Tipos de vedação

– Vedações em rede ovelheira ou de outro tipo;

– Vedações/cercas em madeira tratada;

– Cercas de arame zincado liso;

– Cercas de arame farpado;

 

  • Como construir uma vedação rural?

 

Utilizando, por exemplo, a rede ovelheira, que é a mais procurada para esta finalidade, deverá definir a série e o tipo de ligação de arame que pretende aplicar.

A série diz respeito às várias espessuras de arame que compõem as redes. Existe a série ligeira, forte ou superforte. As redes podem ainda utilizar diferentes formas de ligação entre arames (nó simples, nó especial ou eletrosoldada).

É a partir da definição da rede que se determina a altura e espessura do poste de madeira a aplicar.

Escolhidos os matérias, pode começar por delimitar a zona por onde a cerca vai passar e se necessário fazer a limpeza do mato.

Marque os locais onde serão abertos os buracos e alinhe-os, considerando uma distância entre cada um de aproximadamente 3mts.

Supondo que utiliza postes de madeira tratada, aconselhamos que os fixe ao solo, no mínimo, com meio metro de profundidade.

Procure fixar com maior consistência os postes das pontas e dos cantos.

Estique a rede e grampei a mesma com grampos zincados.  Se for oportuno pode ainda colocar uma ou duas linhas de arame farpado na parte superior do poste, conforme ilustra a imagem do artigo.

 

Todas as opções estão disponíveis na categoria das redes ovelheiras.

 

O nosso artigo foi esclarecedor? Caso tenha questões ou alguma sugestão, por favor não hesite em contactar.

 

 

Atendimento por Whatsapp